domingo, 26 de fevereiro de 2012

9th Southern Cone TESOL Convention - Curitiba

Braz-Tesol promoveu entre os dias 17 e 20 de Julho de 2011 o 9th Southern Cone TESOL Convention no Campus da PUC em Curitiba, Paraná. 
Braz-Tesol, fundada em 1986, é a maior associação do Brasil de professores de inglês para falantes de outras línguas. 
A convenção promoveu a discussão de questões teóricas e práticas relacionadas com o ensino de inglês para falantes de outras línguas. Foi uma grande oportunidade para reunir com outros professores, trocar ideias e aprender muito com os especialistas. 

http://braztesol.org.br/site/view.asp

Na foto, Ken Wilson e eu. Ken Wilson capacitou professores em mais de 30 países e escreveu mais de 30 títulos. Seu mais recente material é chamado Smart Choice, publicado pela Oxford University Press. 

Conheça mais sobre Ken Wilson em https://kenwilsonelt.wordpress.com/

Monografia - Especialização em Educação Infantil - PUC-GO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
GOIÂNIA, 2009

EDUCAÇÃO BILÍNGÜE: ESTUDO METODOLÓGICO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ORIENTANDA: DAYANE RITA DA SILVEIRA
ORIENTADORA: EDILEUZA DE FREITAS M. MENDONÇA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Especialização em Educação Infantil como pré-requisito para obtenção do título de Especialista.

Silveira, Dayane Rita da

“Educação Bilíngüe: estudo metodológico da língua inglesa na educação infantil” / Dayane Rita da Silveira. Goiânia, GO: 2009.

Orientadora: Edileuza de Freitas Miranda Mendonça

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação Infantil – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu.

SUMÁRIO
1.    INTRODUÇÃO
2.    REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Histórico da Educação Infantil no Brasil
            2.1.1 A Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil
2.1.2 As Primeiras Instituições de Educação Infantil no Brasil
2.1.3 Concepções sobre a Infância no Brasil
2.1.4 A Força Feminina Presente no Mercado de Trabalho
2.1.5 A Emancipação da Criança pela Legislação Brasileira
2.1.5.1 Constituição Federal (1988)
2.1.5.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)
2.1.5.3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)
2.1.5.4 Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998)
2.1.5.5 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1999)
2.1.6 Influências do Consenso de Washington, do Banco Mundial (BIRD) e da UNESCO no Projeto Educacional Brasileiro
2.1.6.1 Consenso de Washington (1989)
2.1.6.2 Banco Mundial (1994)
2.1.6.3 UNESCO
2.2 O Processo de Globalização e o Ensino de Línguas Estrangeiras
2.2.1 O Processo de Globalização
2.2.2 A Educação Infantil e o Ensino de Línguas Estrangeiras
2.2.3 O Ensino de Línguas Estrangeiras e suas Vantagens
2.3 A Aquisição da Linguagem Segundo Vygotsky
2.4 Análise da Proposta Político Pedagógico Desenvolvida na Educação Infantil
2.4.1 Identificação da Escola e sua Rotina
2.4.2 Filosofia da Instituição
2.4.3 Objetivos
2.4.4     Identificação da Metodologia e seus Princípios
3.    METODOLOGIA
4.    RESULTADOS E DISCUSSÕES
5.    CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Monografia - Graduação em Letras-Inglês - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS  
GOIÂNIA
NOVEMBRO/2007
  
IMPROVING SPEAKING SKILL THROUGH THE USE OF AFFECTIVE STRATEGIES  

Final written report submitted by Dayane Rita da Silveira to Professor Alexandre Badim as partial requirement for a degree in EFL teaching.
Letras – Licenciatura em Inglês.

For God – who took my life into His hands and turned it all around and made me find the strength I have never had.

Acknoledgements 
I am especially grateful to my mother – Gercina – who constantly encouraged me during the time I was writing this work.  I also would like to give special thanks for my father – Célio – and for my brother – Charles. 

Abstract
This paper aims to emphasize the importance of language learning strategies in foreign language learning and teaching. It summarizes the background of language learning strategies, defines the concept of it, and outlines the taxonomy of language learning strategies proposed by several researchers. It also takes into account affective aspects that can interfere in language learning process and how affective strategies can help to overcome some of these problems.
Key words: strategies and affective.  

Resumo
Este trabalho tem por objetivo enfatizar a importância das estratégias de aprendizagem no ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Essa pesquisa fornece um histórico dos estudos sobre estratégias de aprendizagem, resumindo-as e delineando a taxonomia dos tipos de estratégias de aprendizagem proposta por diferentes pesquisadores. Este trabalho leva em conta aspectos afetivos que podem influenciar o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira e como as estratégias afetivas podem ajudar a superar alguns desses problemas.
Palavras-chave: estratégias e afetividade.  

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Algumas questões sobre a Educação Integral

Dayane Rita da Silveira

1. Qual é o papel do professor na educação integral?
2. Por que a escola é vista como espaço e tempo de vivenciar a cidadania?
3. Qual é a relação existente entre os saberes escolares e os saberes comunitários?
4. O que são as mandalas de saberes e como elas se constituem?
5. Como se constitui a "Madala-mãe" do programa Mais Educação?

A escola é vista como o lugar onde a criança e o jovem se desenvolve, socializa-se e constrói sua identidade. Entende-se que o espaço na educação integral é “qualquer lugar" onde se reconhecem possibilidades de novas e diferenciadas vivências pedagógicas, de socialização ou de diálogo com a comunidade.

Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil - Propostas e desafios

Dayane Rita da Silveira

Introdução
Esta dissertação nos leva a uma reflexão sobre o processo de educação integral no Brasil. Farei uma breve contextualização desse processo no nosso país levando em conta quais dificuldades levaram à discussão da educação integral no âmbito da educação brasileira. Em seguida, farei uma breve passagem pela legislação brasileira com o objetivo de definir qual a finalidade da educação integral. E por fim, discutirei como o projeto político-pedagógico e a intersetorialidade podem auxiliar na implementação da proposta de educação integral e integrada.