sábado, 17 de março de 2012

A Cidade como Elemento Fundamental para a Educação Integral

Dayane Rita da Silveira
Marcelo  Miguel de Araújo

A educação brasileira tem enfrentado uma enorme crise no que diz respeito à tentativa de garantir valores e atitudes educativas. A escola tem realizado um trabalho árduo ao tentar ensinar certos valores que, por outro lado, são ignorados pelo estilo de vida adotado pela sociedade atual, que na maioria das vezes pregam valores contrários. Educar os nossos jovens brasileiros apresenta-se como uma tarefa dura diante das grandes transformações sociais, econômicas e culturais a qual a sociedade tem passado. Diante dessa grande dificuldade que a escola tem enfrentado para educar integralmente os alunos de modo a formar cidadãos conscientes, surgiu então, a necessidade de se pensar em um sistema educativo que garantisse igualdade de condições que, por sua vez, possibilitem e valorizem a aprendizagem. É nesse campo de se pensar em uma proposta de minimizar as desigualdades socioculturais através de redes educativas locais que se dá início o Programa Mais Educação.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Poems


Shel Silverstein

Shel Silverstein was born on September 25, 1930, in Chicago. Silverstein studied music and established himself as a musician and composer. He was an American author of many beloved books of poetry and prose. He was also a cartoonist, poet, performer, recording artist, and Grammy-winning, Oscar-nominated songwriter.

Silverstein's poems are often darkly humorous, irreverent, and populated with invented characters, such as the "Bloath" in Where the Sidewalk Ends, who dwells “in the undergrowth” and “feeds upon poets and tea.” Silverstein’s poems and stories are accompanied by his simple yet energetic pen-and-ink illustrations. The Giving Tree, a fable about a lifelong relationship between a boy and a tree, has become a classic of children’s literature and has sold over five million copies.

Learn more about Shel and his books visiting http://www.shelsilverstein.com
Some of his books:


It worth knowing... Shel was a great writer and you may have many interesting and funny ideas for your classes!!!

To my fellow teachers... The dream of every student!!!

Crazy Dream
by Shel Silverstein

Last night I had a crazy dream
That I was teaching school.
My teachers had turned into kids,
And I laid down the rules.

I gave 'em a hundred hist'ry books
To memorize each night,
And made 'em read 'em on their heads
Without turnin' on the light.

I sent 'em on a field trip
To the outskirts of Mangolia,
And gave 'em an overnight assignment
to grow a twenty-foot purple magnolia.

I asked 'em how many awful grades 
Can cause how many tears?
And if they got one answer wrong,
I just hung 'em up by their ears

And when they talked or laughed in class,
I pinched 'em 'til they cried
Louder and louder - 'til I woke up
Feelin' very satisfied.

domingo, 11 de março de 2012

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba, Paraná

O Museu Oscar Niemeyer localiza-se em Curitiba, capital do estado do Paraná. É um verdadeiro exemplo de arquitetura aliada a arte.  

O primeiro prédio foi projetado em 1967, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para ser o Instituto de Educação do Paraná. Até 2002 foi sede de orgãos públicos, sob o nome de Edifício Castello Branco. Reprojetado pelo próprio Niemeyer foi inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu. Em 2003, seu nome foi mudado para Museu Oscar Niemeyer (MON), em homenagem ao seu famoso projetista, tendo como atração maior o "olho" que domina sua entrada. Muitos o conhecem simplesmente como o "Museu do Olho".

Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares café e espaços de lazer. Atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional pela sua grandiosidade, beleza e acervo. A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design.
Site oficial: http://www.museuoscarniemeyer.org.br

"Eu visitei e recomendo. Vale a pena. É belíssimo" 

Fica na rua Marechal Hermes, Centro Cívico, Curitiba. Tel. (41) 3350 4400


segunda-feira, 5 de março de 2012

Cambridge Certificate Award Ceremony - Cultura Inglesa

 Cerimônia de entrega do certificado do TKT no San Marino Suite Hotel

O TKT (Teaching Knowledge Test) é um teste da Universidade de Cambridge que avalia os conhecimentos pedagógicos dos professores de língua inglesa. É flexível, acessível e uma ótima experiência em qualquer momento da carreira profissional, independentemente da experiência na docência ou da preparação profissional. 

TESTADA E APROVADA!!!
A preparação para o TKT proporciona aos candidatos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino de Inglês e melhorar a compreensão de conceitos relacionados com o idioma e o seu uso, assim como a teoria e a prática do processo de ensino-aprendizagem.

Na foto, Mark e eu (Mark James, professor na Cultura Inglesa e também ex-colega de trabalho na Escola Internacional de Goiânia).