terça-feira, 20 de dezembro de 2016

15th Braz-Tesol International Conference

Entre os dias 14 e 17 de Julho de 2016 aconteceu em Brasília a 15º edição do Braz-Tesol International Conference
O tema da conferência foi "A voz dos alunos: criando uma cultura participativa" ("The Learners' voice: creating a participatory culture"). A discussão sobre o tema nos permitiu refletir sobre a importância de olhar para a área do ensino de língua inglesa na perspectiva de um campo que amadureceu ao longo dos anos e consolidou práticas pedagógicas e profissionais, além de nos fazer entender que é de extrema necessidade que o profissional sintonize-se com os últimos desenvolvimentos na educação e esteja ciente das exigências que o século XXI impõe tanto aos alunos quanto aos profissionais dessa área.
A conferência nos proporcionou quatro dias de intenso intercâmbio de aprendizagem e ricas trocas de ideias, além de aquisição de novas habilidades através de trocas com os principais especialistas e professores da área. 
Na oportunidade tive o privilégio de reencontrar, conhecer e conversar com incríveis nomes da área do ensino de língua inglesa. 

Robert Campbell é professor, editor e autor. Ele escreveu vários livros, incluindo Owl Hall (Macmillan), que foi finalista no 2013 ELTon Awards por inovação em recursos de aprendizado, e ganhou Prêmios de Literatura de Aprendizagem da Extensive Reading Foundation. Ele criou sites para vários editores ELT e produziu áudio e vídeo para muitos cursos. Em seu tempo livre ele escreve e executa canções.

Jeremy Harmer é escritor de livros na área do ensino de língua inglesa, incluindo títulos de metodologia, materiais de curso e literatura, e treina professores em todo o mundo. Além do mais, ele é músico e intérprete. Ele é licenciado em Literatura Inglesa pela University of East Anglia no Reino Unido e Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading também no Reino Unido.


EDUCAÇÃO BILÍNGÜE: ESTUDO METODOLÓGICO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segue abaixo o artigo de minha autoria publicado na revista científica FacMais  - V Edição, de número 01, ano 2016/1º Semestre. 
O artigo em questão traz uma breve descrição do desenvolvimento infantil na perspectiva do bilinguismo. 
O artigo pode ser acessado através do link http://revistacientifica.facmais.com.br/?p=342

EDUCAÇÃO BILÍNGÜE: ESTUDO METODOLÓGICO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dayane Rita da Silveira
RESUMO
Em consequência da valorização da criança ao longo das décadas enquanto cidadã de direitos, o desenvolvimento infantil tem conseguido lugares significativos entre os estudiosos da educação.  Neste artigo nos proporemos a descrever o desenvolvimento infantil numa perspectiva diferenciada: através da educação bilíngue. Começaremos traçando a trajetória histórica da educação infantil no Brasil, desde a chegada da família real até a emancipação da criança nos dias atuais. Passaremos pelas mudanças geradas pelo processo de globalização, inclusive na educação. Na sequência, abordaremos alguns aspectos da complexidade de um dos processos mais importantes dos seres humanos: a aquisição da linguagem. E, por fim, analisaremos a Proposta Político Pedagógico de uma instituição que oferece o ensino bilíngue para a educação infantil para identificarmos a metodologia utilizada pela instituição para a concretização desse tipo de ensino.
Palavras-chave: Educação Infantil, Bilinguismo, Metodologia.

INTRODUÇÃO
A necessidade de atendimento a educação infantil aparece, historicamente, como reflexo direto das grandes transformações sociais, econômicas e políticas que ocorreram ao longo dos anos. Vale ressaltar que o caráter desse atendimento oferecido às crianças pequenas sofreu várias mudanças ao longo dos anos, desde a guarda e cuidado das crianças, passando à educação compensatória até o ensino de saberes científicos.
No mundo globalizado em que estamos vivendo, as exigências de instruções acadêmicas estão cada dia maiores, pois, o ser humano deve ser preparado desde muito cedo para a complexidade deste mundo informatizado, dinâmico e competitivo. Essa globalização crescente exige das crianças desde muito cedo uma série de habilidades, dentre as quais podemos destacar o domínio de uma língua estrangeira, sendo esta, na grande maioria, o inglês.