sábado, 25 de fevereiro de 2012

Algumas questões sobre a Educação Integral

Dayane Rita da Silveira

1. Qual é o papel do professor na educação integral?
2. Por que a escola é vista como espaço e tempo de vivenciar a cidadania?
3. Qual é a relação existente entre os saberes escolares e os saberes comunitários?
4. O que são as mandalas de saberes e como elas se constituem?
5. Como se constitui a "Madala-mãe" do programa Mais Educação?

A escola é vista como o lugar onde a criança e o jovem se desenvolve, socializa-se e constrói sua identidade. Entende-se que o espaço na educação integral é “qualquer lugar" onde se reconhecem possibilidades de novas e diferenciadas vivências pedagógicas, de socialização ou de diálogo com a comunidade.


           Vale ressaltar que o educador tem papel fundamental nesse processo de educação integral. O principal papel do educador nesse processo é saber ouvir, acolher as crianças individualmente, porém dentro do grupo, respeitar a subjetividade, desenvolvimento e potencialidades de cada um, como ser singular, respeitando o tempo de cada um. 

No processo educacional o professor é visto como mediador da compreensão, na pratica do direito a educação. Ao reavaliar o seu conceito sobre o direito a educação, o professor deve ser sensível o suficiente para perceber equívocos em sua prática e, assim, renovar seus conceitos, ampliando as possibilidades de executar ações pedagógicas que promovam nos alunos modificações na noção do direito à educação, criando neles a consciência do “direito a ter direitos”. 

Para a sociedade como um todo, somente tem direito aqueles que estão inscritos como cidadãos numa dada sociedade. Quando se diz que o ser humano tem direito a educação, se diz que este tem o direito de pertencer a um grupo social, que busque o desenvolvimento do ser humano, que respeite a pluralidade de formação de todos os envolvidos no processo. 
A concretização do direito a aprendizagem se dá pela participação dos alunos no processo de conhecimento. Para tanto deve haver espaços coletivos para a realização de práticas pedagógicas que possibilitem vivência em diversos espaços, como o uso de múltiplas linguagens, tanto para comunicação, como para pesquisa e interação com a comunidade. A escola deve proporcionar um espaço onde o educando tem direito a participar no processo de construção do seu conhecimento. A partir do momento que a escola busca desenvolver todas essas características citadas, ela passa a ser considerada como o espaço e tempo de vivenciar a cidadania.

Os saber comunitário é o patrimônio acumulado pelo ser humano ao longo de sua história, suas características particulares. Os saberes comunitários são os conhecimentos que os alunos trazem para a escola, e devem ser valorizados, bem como relacionados aos saberes escolares.
Por outro lado os saberes escolares são os enunciados gerais que vinculam conceitos, aplicações e mobilização dos conhecimentos. Nessa perspectiva, a escola deve ser vista como uma comunidade de aprendizagem, isto é, pensada para além dos desafios que os diversos conteúdos propõem cotidianamente.
Assim como deve haver um diálogo entre a escola e a comunidade, deve haver também uma estreita relação entre os saberes escolares e os comunitários, uma vez que, toda a experiência trazida pelo aluno pode ser compartilhada e de grande valia para a melhor compreensão dos saberes escolares.


Mandala dos saberes é uma metodologia que foi desenvolvida em 2007 especificamente para a educação integral. 
Essa metodologia se constitui a partir do diálogo entre conteúdos escolares e a cultura popular, ou seja, aqueles conhecimentos específicos de cada ser que ele adquire no decorrer de sua vida e que enriquecem os conhecimentos acadêmicos.

O Programa Mais Educação tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens. As Mandalas do Programa tem como objetivo garantir a interação entre escola e comunidade, saberes acadêmicos e saberes comunitários, ou seja, privilegia as múltiplas relações entre todas as esferas. As Mandalas do Mais Educação constitui-se a partir da articulação entre escola, comunidade e programas do governo.
Percebemos então que a proposta pedagógica das Mandalas torna-se um instrumento viável para o diálogo entre escola e comunidade, que garante a experiência da educação integral e diversidade cultural. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário